Caravana Educativa chega a Itabuna

Itabuna
Ascom/Gabriel de Oliveira

A cidade de Itabuna, no sul do Estado, sede do Núcleo Regional de Educação (NRE 05) recebe nesta quarta-feira (16), no Colégio CIOMF- Centro Integrado Oscar Marinho Falcão, localizado no bairro Santo Antonio, mais uma edição do projeto “Diálogos Formativos/ Caravana Educativa”, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

As discussões têm como base a ampliação das ações desenvolvidas pelo Estado voltadas à educação para as relações étnico-raciais, de gênero e sexualidades. A atividade que será desenvolvida até o final de setembro em diferentes Núcleos Regionais de Educação (NRE) envolve professores, gestores e técnicos.

Com a ação, o Governo do Estado pretende avançar na promoção de uma educação para as relações étnico-raciais, com o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, e de gênero e sexualidade. Além disso, pretende-se fomentar, ainda mais, no ambiente escolar, discussões que visem contribuir para o combate as práticas discriminatórias, racistas, sexistas, machistas e homofóbicas.

Nos encontros com os núcleos, também será trabalhada a educação escolar quilombola, conforme a Lei 10.639/2003, e envolvendo todos os níveis e modalidades de ensino, assim como o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia, em vigor desde 2014.

Segundo Érica Capinan, coordenadora de Educação para a Diversidade da SEC, os diálogos formativos também abordarão a importância da implementação da educação para as relações etinico-raciais de gênero e sexualidade no currículo escolar e no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas.